Fala galera! Vocês pediram e cá estamos... Vamos falar de stopover?
"Stop o quê, Alê? - é de comer ou de passar no cabelo?"
- Olha... depois que eu te contar você vai querer usar, viajar o dobro, compartilhar a informação com sua avó, comer AND passar no cabelo, hahaha!
O que é? É uma parada no meio da viagem, para que o passageiro passe um tempo em uma cidade de conexão (lembrando que conexão é quando há troca de avião e escala é uma parada em que você continua no avião). A ideia é que você possa conhecer mais lugares, sem pagar NADA ou pagando uma pequena taxa extra. Em resumo, você estende seu tempo de conexão em um voo: retira suas malas e faz uma, duas, três pernoites nesse país de parada. Ou seja, você desembarca e passa uns dias no país de conexão.
Vamos pra um exemplo? A primeira vez que fiz um stopover foi na minha primeira eurotrip: meu voo partiu de São Paulo com destino a Londres e foi operado pela American Airlines, com conexão (troca de aeronave) em Miami. Foi aí que uma conexão de 5h em Miami virou um stopover e passei 5 dias nos EUA sem pagar nadica de nada a mais por isso. Ao final dos 5 dias segui minha viagem para Londres!
Continuando no exemplo: imagine que você está indo para o Japão (se é pra sonhar, vamos sonhar longe, né não!? rss) e fará uma conexão na França! Se você tiver tempo pode passar uns dias em Paris (stopover) sem pagar nada a mais por isso e depois seguir viagem. Obs.: se você não tiver tempo, arrume, não vai melar meu exemplo, vai?
Ok! Entendi! Mas qual o procedimento?
Quem pode fazer? O stopover pode ser feito por qualquer um desde que você tenha uma escala ou conexão no seu voo, MASSS depende de autorização prévia junto à empresa aérea.
Quanto custa? A empresa aérea pode cobrar uma taxa (que é pequena) ou oferecer o stopover gratuito, o que é comum, sendo um atrativo em promoções aéreas, principalmente em voos internacionais.
Como utilizar? Aqui temos duas opções:
a. Comprar sua passagem já com o stopover - escolhendo a opção multiplus destinos: você inclui todos os trechos e analisa se houve mudança na tarifa! Olha só:
Fiz uma simulação do trecho Brasília - Cancun. Na imagem da esquerda escolhi "multiplus destinos" e sabendo que a Copa Airlines faz conexão no Panamá em 99% dos seus voos, escolhi Brasilia - Panama - Cancun - Brasilia. O preço foi R$ 2.800,00. Na imagem da direita pesquisei Brasília - Cancun (sem incluir o Panamá) e o valor foi só 200,00 a menos. Ou seja, aqui você poderia conhecer mais 1 PAÍS por R$ 200,00! Isso é o stopover.
Tem outra opção:
b. Solicitar diretamente na companhia aérea: você já comprou a passagem e viu que, no trajeto, vai fazer uma conexão em outro País. Veja:
Aqui você vai viajar pra França (tá chique ein?!) Comprou sua passagem e a volta vai ser pela companhia aérea TAP, com conexão de 1h15min em Lisboa! Massss, em 1h15 só dá tempo de correr pro portão de embarque né! Por isso, você vai ligar na TAP (antes de viajar, óbvio) e solicitar um stopover em Lisboa! Com isso você vai passar até 5 dias em terras portuguesas comendo muito bacalhau e pastéis de belém (hummmmm)! E o melhor, sem pagar nada (ou quase nada)!
Quais as empresas que oferecem stopover? Confere ai as regras de cada uma:
Aerolíneas Argentinas – stopover grátis em Buenos Aires (é o que vou usar na próxima trip).
Aeromexico – stopover grátis na Cidade do México.
Air Canada – stopover em Montreal, Toronto ou Vancouver.
Air China – fazendo conexão em Madri, na Espanha, a companhia asiática permite um stopover na cidade.
Air France-KLM – parada grátis em Paris e Amsterdã, respectivamente, e ida e volta.
Alitalia – stopover em Roma de até 3 noites.
American Airlines – stopover gratuito em Miami (já usei), Nova York (já usei), Dallas/Fort Worth e Los Angeles, na ida ou na volta. A parada sem custo é válida em voos internacionais entre a América Latina, México, Caribe, Estados Unidos e Canadá.
British Airways – stopover pago. Em Londres, por exemplo, custa 75 euros.
Copa Airlines – stopover no Panamá. Solicite a parada no momento da reserva, antes da emissão, pra não pagar nada.
Delta Air Lines – stopover gratuiro em Atlanta, Detroit ou Nova York.
Emirates – stopover gratuito em Dubai, na ida ou na volta, por até 90 dias.
Ethiopian Airlines – stopover gratuito em Adis Abeba, a capital da Etiópia.
Etihad Airways – stopover sem custo em Abu Dhabi.
Iberia – stopover em Madri (Espanha).
Lufthansa e Swiss – stopover gratuito em Frankfurt (Alemanha) e Zurique (Suíça), respectivamente.
Qatar Airways – stopover em Doha com um visto de trânsito gratuito para quem fica até 96 horas no país.
Royal Air Maroc – stopover gratuito em Casablanca.
South African Airways – stopover gratuito em Johannesburgo.
TAP – stopover em Lisboa ou Porto (Portugal).
Turkish Airlines – stopover grátis em Istambul.
United Airlines – stopover em Nova York, Chicago ou Houston.
E as cias aéreas brasileiras?
LATAM – stopovers em Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Assunção e Ciudad del Leste (Paraguai). Não é grátis porque é Brasil né gente!!! O valor depende do destino e das regras tarifárias.
É isso!!!! Parece complicado, mas acredite, não é! É fácil e você viaja 2 destinos pagando por apenas 1!!! Quer coisa melhor? Bora viajar, gente!
Que tal testar um stopover na sua próxima viagem? Se não conseguir sozinho, me manda um alô, tá?!
Beijos e até a próxima.
Comments