top of page
  • Foto do escritorAlessandra Mateucci

Conectado pelo mundo!

Atualizado: 1 de nov. de 2018





"Hey, do you have a wifi?"

"Usted tiene wifi?"

"Avez-vous le wifi?"

"Hast du WLAN?"

"你有wifi嗎?"

"Moço, tem WiFi?"





Século XXI, interatividade, exposição, conexão. Muito mais que entreterimento, a internet passou de diversão para utilidade/necessidade. Viajar nunca foi tão fácil! É só "dar um google" que as as informações, dicas, roteiros e mapas que a gente precisa estão na palma da mão. Mas, e durante a trip? Como você se mantém conectado?


Uma das palavrinhas que mais assustam o bolso se chama roaming, serviço que permite falar, enviar SMS e navegar na web do seu celular durante viagens internacionais, e custa caro. Para não perder a conexão, poupar tempo e nos salvar de alguns perrengues na viagem, eis as opções:


Chip pré-pago internacional


O simcard é uma opção prática, barata e, dependendo do País você será surpreendido com uma velocidade de internet muito maior do que está acostumado. Pode ser adquirido no próprio aeroporto ou lojas de rua. Os preços? Variam de operadora para operadora. A boa notícia é que, sendo as operadores muito competitivas, os preços são quase tabelados. Vale pesquisar em 2 ou 3. Só não vale perder tempo de loja em loja, afinal, tem lugares incríveis te esperando!



Em Dublin, por exemplo, já usamos o "lyca mobile". Custou 10 euros em loja de rua, na "Henry Street", com pacote de internet para o mês todo.


Em qualquer lugar, pergunte por um "Prepaid Sim Card" e peça ao vendedor ajuda para ativar seu Sim Card na hora da compra.


Chip multipaíses


Esse é o meu queridinho. É a opção pra quem já quer sair do Brasil com tudo resolvido, ou seja, com um chip pré-pago internacional. Empresas virtuais sub-locam redes em vários países e, assim, oferecem um SimCard único que funciona em todas as escalas da sua viagem.





Eu uso o EASYSIM4U, carinhosamente apelidado como "salva-vida", rs. Depois que descobri o chip; que ele chegaria na minha casa antes mesmo do embarque; que funcionaria em mais de 210 países desde a hora do pouso... amor à primeira vista!


Resumindo bem, existem, hoje, 4 pacotes à sua escolha:

  1. um focado na Europa,

  2. um voltado para 210 países do mundo,

  3. um para Canadá, EUA e México

  4. um apenas para os Estados Unidos.

Como depende do pacote contratado, as opções de preços estão aqui |EASYSIM4U|. Só clicar, escolher e, claro, me agradecer por te apresentar essa belezinha !!


Ah! Preocupa não que, mesmo usando o chip da Easysim4u, seu número do WhatsApp continua o mesmo.


Planos de dados das operadoras brasileiras


Sinceramente, 'EU' nunca tive coragem! Mas, as nossas queridas operadoras de telefonia (que atende super rápido no call center), oferecem planos de dados para viagens internacionais.


Se vale a pena? Não! Principalmente se você exceder o limite do dia e solicitar um plano adicional. Mas, confere aí:


  1. Claro Américas: você paga R$ 9,90 por mês e em todo o continente americano você usa seu plano normalmente. Minha humilde opinião, rs: se você faz duas ou três viagens internacionais por ano, ok! Caso contrário, não vale a pena pagar. Detalhe: fidelidade por 1 ano.

  2. Claro Europa: em Junho/2018 a claro lançou o pacote Claro Europa. A promessa é que vale em 48 países do continente europeu.

  3. Vivotravel: você paga R$ 199,90 para: ligações, internet e SMS. O pacote é semanal, internet com 50 Mb/dia; 50 minutos de voz; e SMS ilimitado.

  4. Liberty Passport (tarifa pós diário): valor fixo no dia que usar; tarifas pré, controle e express; rede 4G; e TIMViagens: pacote semanal; roaming marítimo e aéreo.

Bom! É isso. Adoro me desconectar, chutar a rotina e me perder por aí; sem notificações. Mas, considerando a necessidade de comunicação e localização mundo a fora, manter-se conectado, hoje, é quase indispensável. Mais que isso, é funcional: economiza tempo, dinheiro e energia. Aos 'off-line' de carteirinha e aos desconectados de plantão (que provavelmente não lerão este post, rs), minha sincera admiração!


Você tem mais dicas sobre chips de viagem? Conta pra gente!


Tem alguma dúvida e eu posso ajudar? Me envie um e-mail!




64 visualizações
bottom of page